Fundamental no combate a diabetes tipo 2 e obesidade, a cirurgia metabólica proporciona benefícios importantes para a sua saúde
Muitas vezes, ter uma vida saudável pode passar por uma cirurgia metabólica. No entanto, você já ouviu falar sobre esse procedimento?
No artigo de hoje, saiba tudo sobre a cirurgia metabólica: como funciona e quais são os seus benefícios. Acompanhe!
O que é a cirurgia metabólica?
A cirurgia metabólica é um tratamento seguro, indicado para pessoas com Índice de Massa Corpórea (IMC) acima de 30, que não estão obtendo sucesso no controle de doenças associadas à obesidade, especialmente o diabetes tipo 2.
Além do tratamento do diabetes, a cirurgia metabólica atua no controle de outras condições, como a hipertensão (pressão alta), a dislipidemia (colesterol ou triglicérides alterado), a esteatose hepática (gordura no fígado), a esofagite (refluxo gastroesofágico) ou a apneia do sono.
Quais são os tipos de cirurgia metabólica?
Como o procedimento é indicado para pessoas com IMC acima de 30, apenas o Bypass Gástrico e a Gastrectomia Vertical são recomendados.
Bypass Gástrico
No Bypass, o estômago é dividido em duas partes através de um “grampeamento cirúrgico”: uma parte maior, onde será mantido toda a vascularização, fica excluída do trânsito alimentar, e a outra por onde passará o alimento fica bem reduzida.
Além disso, é realizado um pequeno desvio no intestino na sua porção inicial, alterando a trajetória do alimento pelo trato digestivo. Essa alteração tem como objetivo levar o alimento mais rapidamente ao final do intestino delgado, onde alguns outros hormônios serão estimulados e produzidos.
Esses outros hormônios levam à saciedade precoce e aumento do gasto energético, o que também contribui para a perda de peso. O resultado é que o paciente passa a ter apetite reduzido e saciedade precoce.
Gastrectomia Vertical
Também conhecida como cirurgia de Sleeve ou gastrectomia em manga de camisa. Esse procedimento e considerado restritivo e metabólico e nele o estômago é transformado em um tubo, com capacidade de 80 a 100 mililitros (ml).
Essa intervenção também provoca uma boa perda de peso, comparável à do bypass gástrico e maior que a proporcionada pela banda gástrica ajustável. A gastrectomia vertical tem boa eficácia sobre o controle da hipertensão e de doenças dos lipídeos (colesterol e triglicérides).
Quais os benefícios da cirurgia metabólica?
O procedimento proporciona benefícios principalmente para pessoas com diabetes tipo 2. Além da diabetes, a cirurgia metabólica pode ajudar no controle ou até mesmo a remissão de doenças potencialmente graves, como:
- Hipercolesterolemia;
- Hiperuricemia;
- Hipertensão;
- Esteatose Hepática;
- Síndrome dos Ovários Policísticos;
- Parte da Síndrome Plurimetabólica.
A cirurgia metabólica propõe, portanto, uma mudança saudável na alimentação e estilo de vida do paciente. O procedimento ajuda a manter os níveis glicêmicos dentro dos limites recomendados.
Conte comigo e tenha o suporte de um especialista em cirurgia metabólica. Faça o procedimento com quem entende do assunto! Entre em contato e agende sua avaliação o quanto antes. Cuide-se!