Como o procedimento pode ajudar pacientes com obesidade mórbida?
A obesidade já é considerada um problema epidêmico, pois registra um grande índice de casos ao redor do mundo. Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde, realizada pelo IBGE, em 2019, um em cada quatro brasileiros está sobrepeso, totalizando cerca de 61% da população adulta.
Os números acendem uma luz vermelha sobre o assunto, uma vez que ao não ser assistida corretamente, a doença pode evoluir e causar uma série de complicações no organismo.
No artigo de hoje, saiba mais sobre a Obesidade grau 3 e as formas de tratamento.
Obesidade grau 3?
A obesidade mórbida é uma forma de acúmulo excessivo de gordura no corpo, caracterizada pelo IMC maior ou igual a 40 kg/m². Esta forma de obesidade é também classificada como grau 3, que é a mais grave, pois, neste nível, o excesso de peso coloca em risco a saúde e tende a diminuir o tempo de vida. Para combater a obesidade, é importante ter acompanhamento médico e nutricional, de forma a reduzir o peso e tratar doenças associadas, como diabetes e hipertensão, além da praticar atividade física para favorecer a queima de gordura e aumento da massa magra. Entretanto, em alguns casos, pode ser necessária a cirurgia bariátrica para resolver mais facilmente esta condição.
Obesidade x causas
A obesidade é resultado do consumo excessivo de calorias durante o dia, o que faz com que existam mais calorias acumuladas no corpo do que aquelas gastas durante o dia. Como esse excesso não é gasto na forma de energia, é transformado em gordura. A causa da doença é uma associação de vários fatores, que incluem:
Consumo exagerado de alimentos muito calóricos, com alto teor de gordura ou de açúcar;
Sedentarismo, pois a falta de exercícios não estimula a queima e facilita o acúmulo de gordura;
Distúrbios emocionais, que favorecem a compulsão alimentar;
Predisposição genética, pois quando os pais são obesos é comum que o filho tenha uma maior tendência a ter.
Cirurgia bariátrica e obesidade
A cirurgia bariátrica é um tipo de procedimento que altera o sistema digestivo com a finalidade de diminuir a quantidade de comida tolerada pelo estômago ou para modificar o processo natural de digestão, de forma a reduzir drasticamente a quantidade de calorias absorvidas, facilitando a perda de peso. Os benefícios da técnica são muitos e tem contribuído para melhora na qualidade de vida de inúmeras pessoas: Redução do risco de doenças associadas à obesidade; otimização da saúde emocional e psicológica; maior longevidade; melhor qualidade de sono, da vida sexual e fertilidade.
Conte conosco
O primeiro responsável pela sua saúde é você. Precisamos ativar nosso sentimento de autopreservação e cuidar dos aspectos físicos e mentais que interferem em nossa qualidade de vida e bem-estar.
Cuide, portanto, da sua saúde com responsabilidade e conte com o suporte de quem entende.
Nossa equipe está pronta para realizar sua avaliação e orientar todo o seu processo cirúrgico. Entre em contato, agende seu horário e vamos juntos buscar uma vida mais saudável!